Argentina - RN40 - Ruta Nacional 40 - Ruina de Los Quilmes/TUC - Payogasta/SAL

Argentina - RN40 - Ruta Nacional 40 - Ruina de Los Quilmes/TUC - Payogasta/SAL

Hot
  
 
0.0
 
0.0 (0)
1015   0   51   2   0
Escrever Avaliação

Trecho avaliado: desde o encontro com a RP307, próximo às Ruinas de los Quilmes/TUC, até o encontro com a RP33, próximo à cidade de Payogasta/SAL, em Julho/2014.

A Ruta Nacional 40 é uma rodovia argentina que cruza o país de norte a sul, paralela à Cordilheira dos Andes, com mais de 5000km de extensão. É uma emblemática rota turística, atravessando dezenas de parques nacionais, sítios arqueológicos com fósseis de dinossauros, ruínas de povos pré-colombianos e as principais regiões vinícolas da argentina, dentre outros atrativos. A RN40 também é conhecida por ser a estrada de maior altitude do continente americano, chegando a mais de 5000msnm em Abra del Acay/Salta.

Na nossa viagem percorremos um pequeno trecho de 223km da RN40, desde o encontro com a Ruta Provincial 307 (RP307) até o encontro com a Ruta Provincial 33 (RP33). Podemos subdividir este trecho em dois:

O primeiro trecho é das Ruinas de Los Quilmes/TUC até 5km após a cidade de San Carlos/SAL. São 80km de asfalto em bom estado e bem sinalizado, com predomínio de longas retas. As poucas curvas são na maioria de baixa velocidade. O único ponto de atenção são os muitos badenes para passagem de água na pista, que mesmo secos, podem estar sujos com areia ou terra.

O melhor ponto de parada neste trecho é a cidade de Cafayate, que pode servir de base para conhecer os diversos vinhedos ao longo deste trecho da RN40. Próximo à cidade podemos acessar também a Ruta Nacional 68 (RN68) e visitar a Reserva Natural Quebrada de las Conchas, com várias formações geológicas que atraem muitos turistas.

O segundo trecho é de San Carlos/SAL até Payogasta/SAL. São 128km de rípio em bom estado até Cachi/SAL. Depois são 12km de asfalto em mal estado até Payogasta/SAL. Qualquer carro consegue rodar no rípio, com um pouco de atenção. Já as motos, depende mais da experiência do piloto em pisos menos firmes e irregulares, do que a moto em si, mas se puder escolher, vá de Big Trail.

Há algumas atrações turísticas no trajeto, desde pequenas charmosas cidades com suas antigas igrejas, algumas do século XVI. Podemos encontrar também algumas vinícolas e museus arqueológicos. A principal atração, na minha opinião, é a Quebrada de Las Flechas (S25.70101° W66.11416°), uma bela formação de rochas ao longo da estrada. Ao longo da estrada também podemos apreciar a bela vista para o vale do rio Calchaquí.

No segundo trecho, a cidade mais estruturada é Cachi/SAL, e pode ser um bom lugar para se hospedar. Outra opção é pesquisar, pois algumas das vinícolas da região também oferecem hospedagem. Uma das que nos pareceu simpática foi a Hacienda de Molinos (booking.com). Perto de Payogasta/SAL você pode acessar a RP33, que atravessa o Parque Nacional Los Cardones e a Cuesta del Obispo, que merecem serem visitados.

Quando fizemos este trecho de rípio, acabamos com um pneu furado por uma pedra, por sorte, a alguns quilômetros encontramos uma gomeria (borracharia) no povoado de El Monte (GPS: S25.32288° W66.25147°).

As principais cidades e povoados presentes ao longo do trecho são:
- Colalao Del Valle
- Cafayate
- Animaná
- San Carlos
- Angastaco
- Molinos
- El Monte
- Seclantás
- Cachi
- Payogasta

Com certeza você encontrará postos de combustível nas cidades de Cafayate/SAL e Cachi/SAL.

Anexos

  • Descrição do Arquivo
    Tamanho do Arquivo
    Tipo do Arquivo
    Downloads
  • arg-rn40_1000.GPX
    Track Garmin (reduzido) da RN40 entre Ruina de Los Quilmes/TUC e a cidade de Payogasta/SAL
    117 KB
    gpx
    0
  • arg-rn40_full.GPX
    Track Garmin (completo) da RN40 entre Ruina de Los Quilmes/TUC e a cidade de Payogasta/SAL
    661 KB
    gpx
    4

Avaliações dos usuários

Não há avaliações de usuários para este item.
Já possui uma conta?
Pontuações (o mais elevado, melhor)
Avaliação Geral
Sua avaliação geral sobre esta rota
Comentários
Powered by JReviews