Argentina - RP307 - Ruta Provincial 307 - Tafí del Valle/TUC

Argentina - RP307 - Ruta Provincial 307 - Tafí del Valle/TUC

  
 
0.0
 
0.0 (0)
805   0   21   2   0
Escrever Avaliação

Trecho avaliado: desde o encontro com a RN38, próximo à cidade de Acheral/TUC, até o encontro com a RN40, próximo às Ruinas de los Quilmes/TUC, em Julho/2014.

A Ruta Provincial 307 (RP307) está entre as preferidas de nossa viagem em julho/2014. Ela é uma deliciosa estrada sinuosa que atravessa uma cordilheira próxima à Cordilheira dos Andes. Na primeira metade, o asfalto foi recentemente recapeado e está em excelente estado, já a segunda metade está em estado ruim de conservação, mas tudo isso é compensado pelas belas vistas. Se você está indo para a região de Salta, vale a pena estender o trajeto por mais uns dois dias e passar por esta estrada e as cidades de Tafí del Valle/TUC e Cafayate/SAL.

A RP307 é uma estrada em pista simples e sinuosa para conseguir vencer a travessia entre a Sierra del Aconquija e os Cumbres Calchaquíes. Ela parte de cerca de 370 msnm (metros sobre o nível do mar) no lado leste próximo a Acheral/TUC, chega ao pico com 3042 msnm no local conhecido como El Infernillo e volta a descer até 1800 msnm próximo às Ruinas de los Quilmes em Tucumán.

Podemos dividir a estrada em dois trechos, o lado leste, de Acheral/TUC até El Infernillo/TUC e o lado oeste até as Ruinas de los Quilmes/TUC.

O trecho leste tem cerca de 80km, está em bom estado e foi recentemente recapeada. Os primeiros 8km até o povoado de Santa Lucía/TUC são razoavelmente planos, mas depois começa a subida na Quebrada de Los Sosa. A estrada segue muito sinuosa margeando o rio e bem inclinada para vencer a subida desta passagem. A vegetação é densa, de um verde muito bonito, quase uma selva. De um lado a encosta do morro, do outro um precipício, com o rio lá embaixo. São muitas curvas, algumas bem fechadas como na Serra do Rio do Rastro (SRR) no Brasil.

A simpática cidade de Tafí del Valle/TUC é um interessante ponto de parada, ela fica a 60km de Acheral/TUC, quase no meio da RP307. Possui restaurantes e hospedagens. Quando fizemos este trecho paramos para almoçar no restaurante (GPS: S26.85971° W65.69644°) que fica na entrada da pousada chamada Cabañas Sayacuna Huasi (booking.com). Lá, almoçamos um ótimo grelhado com acompanhamentos.

Passado El Infernillo, início do trecho oeste, começa o Parque Provincial Cumbres Calchaquíes, com uma zona conhecida como Campo de Los Cardones (campo de cactos). Em alguns pontos da estrada conseguimos bonitas vistas do vale coberto com centenas de cactos, algo bem diferente do que estamos acostumados no Brasil.

O trecho oeste tem cerca de 60km até o encontro com a RN40 próximo às Ruinas de Quilmes/TUC. Aqui o asfalto está bem mal cuidado, com muitos buracos e irregularidades, qualquer moto passa, mas espere para sacolejar bastante. Mas tudo isso vale a pena com as belas vistas do Valle Calchaquíes e seus cardones (cactos).

Os pontos de atenção são:
- temperatura - quando fizemos a RP307 em Julho/2014, era inverno e pegamos temperaturas que variaram de 8C a 11C durante o dia. À noite pode chegar a -17C em Tafí del Valle.
- animais na pista - encontramos alguns rebanhos de animais próximo ao acostamento
- badenes - são grandes valetas de concreto na estrada que facilitam o escoamento de pequenos riachos que trazem água pelas laterais da montanha.

Anexos

  • Descrição do Arquivo
    Tamanho do Arquivo
    Tipo do Arquivo
    Downloads
  • RP307-1000.GPX
    Track Garmin (reduzido) da RP307
    78 KB
    gpx
    1
  • RP307-Full.GPX
    Track Garmin (completo) da RP307
    429 KB
    gpx
    4

Avaliações dos usuários

Não há avaliações de usuários para este item.
Já possui uma conta?
Pontuações (o mais elevado, melhor)
Avaliação Geral
Sua avaliação geral sobre esta rota
Comentários
Powered by JReviews