Argentina - RP33 - Ruta Provincial 33 - Payogasta/SAL - El Carril/SAL

Argentina - RP33 - Ruta Provincial 33 - Payogasta/SAL - El Carril/SAL

  
 
0.0
 
0.0 (0)
861   0   31   2   0
Escrever Avaliação

Trecho avaliado: do encontro com a RN40, próximo a cidade de Payogasta/SAL, até o encontro com a RN68, próximo à cidade de El Carril/SAL, em Julho/2014.

A Ruta Provincial 33 (RP33) serve de ligação entre as cidades de Salta/SAL e Cachi/SAL. O seu percurso total é de 106km em asfalto em bom estado com excessão de dois trechos de rípio, o primeiro de 16km e o segundo de 3km.

Podemos dividir a estrada em três trechos:

Parque Nacional Los Cardones - trecho de 43km de asfalto em ótimo estado, começando próximo a cidade de Payogasta até a Piedra Del Molino. O traçado é mesclado de longas retas com pequenos trechos sinuosos. Uma das retas tem cerca de 17km e é conhecida por Recta del Tin Tin, e chama a atenção pela precisão, pois foi traçada a centenas de anos atrás pelos incas. Da pista podemos ver longas distâncias do parque e os milhares de cardones (cactos).

A Piedra Del Molino (GPS: S25.18081° W65.85793°) demarca o fim deste trecho e é o local onde foi deixada uma grande pedra de moagem talhada em granito. A carreta que transportava a pedra se rompeu e o dono decidiu abandoná-la ali mesmo e nunca mais voltar. O local marca o ponto mais alto da RP33 à 3348 msnm (metros sobre o nível do mar).

Cuesta del Obispo - trecho de 22km, sendo 16km de rípio. O trecho começa na piedra e vai até a paraje (parada) El Maray. Esta encosta na verdade se chamava antigamente Cuesta de la dormida del Obispo, pois em 1622 o bispo de Tucumán viajou de Salta até Cachi e teve que pernoitar improvisadamente neste ponto. A vista que temos das montanhas e do vale são lindas e valem uma visita.

Este trecho é bem sinuoso, acompanhando a encosta, com o morro de um lado da pista e o vale do outro. Para ajudar, a pista é um declive, descendo 1130 metros de altitude em 22km. O trecho do rípio tem boa manutenção, mas exige cuidado, especialmente para cruzar os diversos badenes, com água, areia e pedras soltas.

Quebrada de Escoipe - trecho de 41km, sendo apenas 3km de rípio (entre as pontes sobre o Rio Escoipe). O trecho asfaltado está em ótimo estado. O único problema é a sinalização ao lado da pista, mostrando a distância entre as cidades, que em alguns pontos está errada.

Neste trecho há uma simpática ponte de treliça de metal (GPS: S25.16159° W65.65814°), que vale pelo menos uma foto. Quando passei aqui, fiquei com muita vontade de pegar um desvio (GPS: S25.15793° W65.66622°) para caminhões pesados, que ao invés de atravessar pela ponte, podemos atravessar pelo rio para o outro lado. Quem sabe em uma próxima oportunidade.

A RP33 termina em El Carril/SAL, onde aproveitamos para abastecer em um Posto YPF (GPS: S25.07385° W65.49701°), com uma ótima loja de conveniência.

Os pontos de atenção desta estrada são:
- a altitude - em uma das paradas, próximo da Piedra del Molino, chegamos a ter dificuldade para fechar um dos baús de uma das motos por falta de fôlego e força. Mas não nos impactou para pilotar as motos.
- o frio - em alguns trechos a temperatura é bem baixa, muito influenciada pela altitude do vale. Recomendo evitar transitar por esta estrada à noite.
- o trecho em rípio na Cuesta del Obispo, que é para quem já está acostumado a andar em estrada de terra. Quem nunca andou fora do asfalto vai sofrer um pouco.
- há muitos badenes na estrada, e vários na Cuesta tinham água misturada com pedras soltas e areia. Foram fáceis de passar, só precisou de um pouco de atenção.
- os argentinos nos ultrapassavam na Cuesta nos lugares mais improváveis, em curvas cegas, nos badenes, pela esquerda e pela direita, e etc. Não sei se foi um dia atípico ou se é o normal.

Anexos

  • Descrição do Arquivo
    Tamanho do Arquivo
    Tipo do Arquivo
    Downloads
  • arg-rp33_1000.GPX
    Track Garmin (reduzido) da RP33
    115 KB
    gpx
    0
  • arg-rp33_full.GPX
    Track Garmin (completo) da RP33
    420 KB
    gpx
    2

Avaliações dos usuários

Não há avaliações de usuários para este item.
Já possui uma conta?
Pontuações (o mais elevado, melhor)
Avaliação Geral
Sua avaliação geral sobre esta rota
Comentários
Powered by JReviews