Brasil - SC-370 - Serra do Corvo Branco

Brasil - SC-370 - Serra do Corvo Branco

Hot
  
 
0.0
 
0.0 (0)
1544   0   31   3   0
Escrever Avaliação

Uma das estradas mais legais do Brasil, não é tão conhecida quanto a Serra do Rio do Rastro, por ser uma estrada de terra com um trajeto e paisagens diferentes, mas tão bonitos quanto.

Designação atual: SC-370
Designação anterior: SC-439

Trecho avaliado: de Urubici/SC a Braço do Norte/SC, em Julho/2014
Motocicleta recomendada: BigTrail

IMPORTANTE: Desde Junho/2013 a estrada está sendo asfaltada, com vários pontos de interrupção de tráfego com trechos intransitáveis. Em Outubro/2014, o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) anunciou que interditará a Serra do Corvo do Branco entre os quilômetros 98,8 e 104,8, em ambos os sentidos, por 12 meses. Antes de planejar rodar nesta estrada, verifique as condições e se o trafego está liberado.

O primeiro trecho de cerca de 20km partindo da ligação com a SC-110 em Urubici/SC foi recentemente asfaltado e está em excelente condição, com retas e curvas de média velocidade, passando pela região rural de Urubici.

O segundo trecho de cerca de 40km até Grão Pará/SC atravessa a Serra do Corvo Branco, ligando o planalto serrano ao litoral de Santa Catarina. Neste trecho a estrada é de terra batida com cascalho. Dada a dificuldade do terreno, é recomendável que o motociclista esteja em uma BigTrail e domine o básico do off-road, pois irá encontrar trechos com curvas cotovelo com inclinação para vencer a subida e a descida da serra. Não recomendo fazer o trajeto em outros estilos de motos (Speed, Custom, etc).

Podemos subdividir o trecho da seguinte forma:

- início da estrada de terra (de quem vem de Urubici/SC) até o topo da Serra do Corvo Branco, cerca de 5.5km. O piso é bem firme, mas bem irregular, com pedras grandes, que podem causar o desequilíbrio do motociclista. No ultimo km, temos a última subida até o topo da serra, com curvas cotovelo e inclinação intermediária da pista. Se estiver em grupo, é melhor manter um espaçamento entre as motos, a fim de evitar acidentes.

- do topo da Serra do Corvo Branco a cerca de 3km sentido Grão Pará/SC. Os primeiros 300m são de asfalto bem precário, mas que ajuda a vencer as 6 curvas cotovelo de grande inclinação, um dos ícones desta estrada. É um dos trechos mais assustadores para o motociclista novato, aqui não pode ter medo de frear, e tem que ter o domínio da motocicleta em baixa velocidade. O resto deste trecho é menos difícil mas ainda perigoso, pois a estrada está muito mal conservada, o trajeto segue a lateral da serra, sem muita proteção para o barranco.

- os restantes 30km são mais fáceis e oferecem menos riscos, com um visual diferente, mas ainda muito bonito, agora na zona rural de Grão Pará/SC. A estrada chega a margear o rio Corvo Branco, e vale a pena sair, pegar uma das pequenas pontes para tirar fotos. O único ponto de atenção, em alguns trechos, tinha uma camada de terra um pouco mais solta, que pode dar um susto em quem estiver distraído, mas bem fácil de passar.

O terceiro e último trecho é asfaltado e liga Grão Pará/SC a Braço do Norte/SC.

Atualmente a estrada está sendo asfaltada, com isso pode perder parte do charme da estrada de terra batida / cascalho, mas o intuito é facilitar e incentivar o turismo na região, beneficiando a população local. Seria interessante se a estrada fosse transformada em estrada parque, buscando uma maior preservação dos locais por onde ela passa.

Quando passamos pela região de Urubici/SC, nos hospedamos em uma das muitas hospedagens rurais de Urubici/SC. Gostamos bastante da que escolhemos, chamada Hospedagem Nossa Senhora das Graças (GPS: S27.99565° W49.56634°, booking.com). Ficamos num chalé para casal bem aconchegante e o café da manhã foi bem farto.

 

Anexos

  • Descrição do Arquivo
    Tamanho do Arquivo
    Tipo do Arquivo
    Downloads
  • SC-370 _Serra_do_Corvo_Branco_2012_1000.GPX
    Track Garmin (reduzido) da viagem feita em Junho/2012
    65 KB
    gpx
    4
  • SC-370 _Serra_do_Corvo_Branco_2014_Full.GPX
    Track Garmin do trecho transitável em Julho/2014
    124 KB
    gpx
    9
  • SC-370 _Serra_do_Corvo_Branco_2012_Full.GPX
    Track Garmin (completo) da viagem feita em Junho/2012
    195 KB
    gpx
    2

Avaliações dos usuários

Não há avaliações de usuários para este item.
Já possui uma conta?
Pontuações (o mais elevado, melhor)
Avaliação Geral
Sua avaliação geral sobre esta rota
Comentários
Powered by JReviews